O próximo ponto na composição do soneto é a ordem em que os versos apresentam rimas, ou o posicionamento das rimas. Para os quartetos, são três as formas principais de posicionamento:
- rimas entrelaçadas ou opostas – abba – o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro.
- rimas alternadas – abab – o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo rima com o quarto.
- rimas emparelhadas – aabb – o primeiro verso rima com o segundo e o terceiro rima com o quarto.
Finalmente, outro conceito que é tratado dentro de um soneto é a sonoridade, ou seja, o posicionamento das sílabas tônicas (ou fortes) em cada um dos versos. Uma vez combinadas, tais sílabas fazem com que o soneto assuma uma dinâmica melódica, aproximando-se da melodia de uma canção.
Sob esse aspecto, o verso decassílabo recebe duas classificações:
- heróico – trata-se do decassílabo com sílabas tônicas nas posições 6 e 10.
sáfico – é o decassílabo cujas sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.
Já o verso dodecassílabo possui como única característica as sílabas tônicas na sexta e na décima segunda sílabas.
Bibliografia:
TRANCOSO, Bernardo. Como escrever um soneto. Disponível em: <http://www.sonetos.com.br/escrever.php>. Acesso em: 11 nov. 2012.
Estrutura de um soneto. Disponível em: <http://oficioliterario.com.br/2007/12/09/estrutura-de-um-soneto/>. Acesso em: 11 nov. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário