OBRIGADA PELA VISITA!

O CENTENÁRIO



Cem anos do Poetinha



2013, ano do "CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES- O Poetinha"


   Em 1913 nasceu o poeta, escritor, compositor e jornalista, Vinicius de Moraes. Conhecido também como "Poetinha". Presente na vida dos brasileiros com suas obras fantásticas que ainda emocionam crianças, jovens e todos os que conhecem seus trabalhos tão famosos em nosso país. Muitos acabaram atribuindo uma ou outra de suas obras como lembrança e marca de grandes momentos  na vida. Nós brasileiros não podíamos deixar de comemorar neste ano de 2013  “O Centenário de Vinicius de Moraes”. 
   Muitas homenagens já estão ocorrendo em todo o país. Conhecimentos e reflexões sobre a sua vida pessoal, relacionamentos, religião, amigos, parceiros de jornada e momentos marcantes de sua trajetória numa época de  grandes acontecimentos no Brasil e no mundo. Marcou também o universo infantil com muitos poemas que se transformavam em músicas e eram interpretados por grandes mestres cantores, compositores e também amigos do nosso querido "Poetinha".
   Neste blog buscamos reunir informações, notícias, obras, história e conhecimentos sobre Vinícius de Moraes e sua participação marcante em nosso Brasil na literatura, música, teatro, no surgimento da tão rica "Bossa Nova" e no universo infantil.
 Marcus Vinicius da Cruz Mello Moraes, ou simplesmente Vinicius de Moraes, nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Formou-se na Faculdade de Direito do Catete em 1933 e também foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, porém não conseguiu se formar em razão da Segunda Guerra Mundial. Casou-se nove vezes, porque gostava muito da sensação de estar apaixonado.
   Dentre suas obras teatrais, a mais conhecida é “Orfeu da Conceição”. Também compôs muitas músicas como: “A Rosa  de Hiroshima” inspirada na "Segunda Guerra Mundial", “Eu sei que vou te amar”,  “Garota de Ipanema”, "Pela luz dos olhos teus" e  uma grande e marcante diversidade de músicas do seu álbum "A arca de Noé"  que enriqueceu o universo infantil com: "A casa", "O Pato", "A Corujinha", "O Leão", "O pinguim", "A pulga", "O relógio", "O gato", "As Borboletas", "O Girassol", "O Elefantinho", "A Galinha D'Angola", "Aquarela", "A Arca de Noé" e muitas outras.

    Morreu na manhã de 9 de julho de 1980, aos 67 anos, dentro de uma banheira, em razão de um enfisema pulmonar.


"Vinicius estará presente em nossa cultura para sempre. Sendo lembrado pela riqueza de poemas e criações que fazem parte de nossas vidas e já marcaram e emocionaram muitos brasileiros. Com certeza essa sabedoria será transmitida por gerações e o nosso "Poetinha", continuará vivo em nossa nação."
Por Profª Paula Oliveira.

Referência: Wikipédia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário