...Vinicius sente sua saúde debilitada. E, em 1979, numa volta de viagem à Europa, sofre um derrame cerebral no avião. Mesmo enfraquecido, Vinicius mantém seus hábitos: bebe, fuma, cria… e retoma seu projeto infantil. Além das músicas criadas com Paulo Soledade, adapta as italianas e, com Toquinho, concebe novas melodias para outros poemas. A intenção é lançar dois discos com suas canções para crianças.

Em entrevista a Tárik de Souza, o produtor Fernando Faro reafirma que Vinicius trabalhou até pouco antes de morrer. “Na madrugada em que se foi, vertia do italiano para o português os poemas da Arca. E cobrava de mim: ‘Faro, me dá logo esse treco!’. Ele respirava esse disco, atento a todos os detalhes”, conta o produtor dos shows e dos álbuns da dupla Toquinho-Vinicius.
Nesse processo das escolhas dos poemas, o poeta percebe que perdeu uma das músicas. “O Vinicius era muito desorganizado. Quando ele estava separando as músicas que entrariam no segundo disco, percebeu que havia perdido o poema ‘O Pintinho’. Eu tive de traduzir a versão italiana lançada pelo Sergio Endrigo como ‘Il Pulcino’. E aí ele refez o poema a partir da minha tradução”, relembra Gilda.
A primeira A Arca de Noé é lançada pela gravadora Ariola em LP e fita-cassete numa sexta-feira, 10 outubro de 1980, numa operação casada com a TV Globo, que produz o especial Vinicius para Crianças, apresentado naquele mesmo dia. Apesar de ter sido gravado pouco depois do primeiro, o segundo volume da Arca chega ao mercado no ano seguinte.
INFORMAÇÕES RETIRADAS ATRAVÉS DO SITE (ITAÚ CULTURAL): www.albumitaucultural.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário